Carnes de caça: Javali

9 03 2010

A caça na culinária e no churrasco são apreciadas pelo exotismo dos animais. A procura por carnes de caça para churrasco como: javali, veado, coelho bravo, perdiz, faisão, pombo e pato bravo, lebre e galinhola tem feito grandes churrascarias aderir a churrascos com essas carnes no seu cardápio.

Hoje vamos falar do Javali, primo selvagem do porco, encontra-se em quase todo o mundo. Com elevado valor energético, a sua carne – mais escura do que a do porco – é tenra e possui um sabor delicado. Presta-se a um excelente assado.

Se for comparada à carne bovina, por exemplo, a carne de javali apresenta 85% menos calorias, 31% mais proteínas, 15% mais minerais e cinco vezes menos gorduras. O índice de colesterol é próximo a zero. Na fase adulta, o javali chega a medir até 1 m de altura e 2 m de comprimento. Os machos podem pesar até 280 kg.

A gestação de um javali dura 117 dias. Cada fêmea tem, por ninhada, entre três e seis filhotes. Em média, um javali vive 20 anos. É uma carne de sabor marcante e com ótimas propriedades nutricionais. No Brasil, os cortes mais valorizados são o pernil, o filé mignon e a costela.

Nas churrascarias a carne normalmente acompanha algum tipo de geléia.

Dicas de que carnes para assar, grelhar, cozinhar e até fazer na feijoada

FOTO POLÊMICA:

Montagem ou não, saiu essa reportagem de que um garoto de 11 anos usou uma pistola para matar um javali gigante em Montgomery, no estado do Alabama, nos EUA. O animal, segundo o pai do menino, pesava 477 quilos.

About these ads

Ações

Information

13 responses

15 03 2010
chopp

Muito original essa lei, q preserva a cultura do RS…e essa carne de javali deve ser bem exotica…

19 07 2010
Antonio

Vai uma dica, comprei carne em um açougue chamado bibianes, fica na Vila das Mercês, Rua Dom Vilares 1144, lá eles trabalham com carnes de qualidade e tem um tempero delicioso, os espetinhos são maravilhosos, eles tem também espetinhos servidos na hora de segunda a sexta das 15:00 às 19:30, vale a pena para quem não quer fazer sujeira durante a semana em casa mas não abre mão de uma deliciosa carne assada na hora, espero que essa dica seja boa, abraço.

23 07 2010
Eduardo

Antonio,

Obrigado pela dica!!
Poderias nos dizer em qual cidade fica açougue?
Assim quem tiver interesse pode dar uma passada por lá!

Grande abraço

3 09 2010
PAULO HENRIQUE

FICA EM GOIANIA-GO

16 09 2010
laercio

se aqui onde moro tivesse o javali ja teria matado um montao a carne e deliciosa experimentem vcs vao gostar

16 09 2010
laercio

eu como

4 10 2010
joyce

ta pocha

16 02 2011
Carla Muniz

Olá, gostaria de saber onde encontro fornecedores de carnes de javali que transportem para Salvador. Sou de um restaurante, queremos colecar no nosso cardápio carnes de caça, como javali, veado e talvez a paca.

11 07 2011
Leonardo

Gostaria de dicas para temperar a carne de Javali.

1 08 2011
antonio

se esse javali ai e de verdade so pode ser misturado com porco pq nao existe javali deste tamanho ahahah

16 08 2011
Rubens

Javali é encontrado num sitio em Mogim das Gruzes Rodovia mogim Bertioga, KlL 210, lá vc pode comprar Javali inteiro ou por Kilo.

16 08 2011
Rubens

Mogim das Gruzes, SP, sentido praias de Bertioga.

11 09 2011
rafael

então Carla nao serao animais de caça e sim de cativeiro, animais criados, em media a care de paca custa 180 reais o quilo, javali uns 20, coelho vc compra a 20 cada um mais sendo de cativeiro saira em media uns 10 a 15 reais mais caro! Mais voce encontra em Curitiba PR, mais a carne destes bichos é otima, mais sim a care deles quando são de caça é muito melhor. javali fica otimo em um tempero verde deixado pozar o tempero, e a carne do bicho de caça tem que ser comida em no maximo uns 23 dias apos o abate pq depois a carne começa a ficar ruim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 109 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: